A Prostodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes danificados ou ausentes, restituindo a função, a saúde e a estética através de próteses dentárias.
Os dentes perdidos podem ser substituídos por próteses dentárias fixas ou próteses removíveis, que podem ser colocadas sobre dentes ou implantes. Geralmente, a prótese fixa é a solução mais recomendada, em comparação com a prótese parcial removível ou a prótese total removível, não só pela estética e funcionalidade que proporciona, mas também pelo conforto adicional que oferece.
Esta especialidade trabalha em estreita colaboração com outras áreas, como Cirurgia Oral, Implantologia, Endodontia, Dentisteria Estética, Ortodontia e Periodontologia, sendo responsável por restabelecer as funções orais. Este restabelecimento é alcançado através da reconstrução e reparação de dentes danificados com recurso a coroas dentárias ou pela colocação de próteses dentárias (unitárias, parciais ou totais), com o objetivo de substituir os dentes em falta e devolver o sorriso e a funcionalidade ao paciente.