A Ortodontia é uma área da Medicina Dentária que corrige a posição dos dentes e maxilares posicionando-os de forma adequada. Dentes desalinhados ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também podem causar um stress adicional aos músculos da mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, disfunção temporo-mandibular e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados podem também prejudicar a sua aparência e auto-estima.

Um bom alinhamento dentário permite uma relação correta entre as arcadas, obtendo-se um melhor equilíbrio estético dentário, facial, oclusal e funcional.

A evolução das técnicas e materiais de ortodontia permitiu desenvolver novos métodos e aparelhos ortodônticos, mais cómodos e esteticamente mais atrativos.

Assim, além da ortodontia convencional, que usa aparelhos removíveis ou aparelhos fixos, com brackets metálicos ou cerâmicos, está hoje disponível a ortodontia invisível, que consiste em alinhadores feitos à medida e quase invisíveis.

Marcar Consulta