O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares?
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma especialidade que estuda, previne e trata as alterações do crescimento e desenvolvimento craniofacial, permite corrigir as discrepâncias nos maxilares e a consequente posição dos dentes.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares assume um papel importante no que diz respeito à monitorização do crescimento da face.
Quais os sinais de alerta no seu filho que o levarão a procurar um tratamento ortopédico funcional dos maxilares?
Alguns sinais de alerta podem ser identificados nos maxilares e dentes. Fique atento se o seu filho apresentar alguma destas alterações nos maxilares e dentes:
Fique também atento se o seu filho executa corretamente e com facilidade as seguintes funções orais:
- Respira preferencialmente pelo nariz.
- Mastiga bem.
- Fala bem.
O que pode causar estas alterações?
Estas alterações têm repercussões ao nível do crescimento e desenvolvimento craniofacial e do crescimento dos maxilares, interferindo com a harmonia da face.
Estas alterações interferem na correta realização das funções orais (respiração, mastigação, dicção e deglutição), bem como alterações estéticas e fonéticas associadas, que acabam por ter impacto na integração social e na construção da auto-estima da criança, com um impacto negativo na sua qualidade de vida.
Como pode prevenir os “dentinhos tortos” do seu filho?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a má-oclusão (incorreto encaixe dos maxilares e dentes), é a 3ª patologia oral mais prevalente na população mundial. Pode causar um desconforto funcional e estético, pelo que, devem ser tomadas medidas preventivas e intercetivas, de modo a corrigir a má-oclusão e permitir à criança recuperar um crescimento cranio-facial harmonioso e uma boa saúde oral e geral.