É a área da Medicina Dentária cujo objetivo é a prevenção de doenças da cavidade oral.

Engloba os seguintes procedimentos:

Selamento de Fissuras: aplicação de um material fluído na face fissurada dos dentes sãos (molares e pré-molares) de modo a prevenir o desenvolvimento de cáries;

Aplicação Tópica de Flúor: a aplicação de alta concentração de flúor em gel com moldeiras ou verniz de flúor, fortalecendo o esmalte dentário reduzindo o risco de cárie;

Destartarização: remoção profissional da placa bacteriana, tártaro e manchas;

Instruções de Higiene Oral: recomendações sobre as técnicas de escovagem, uso do fio dentário, dentífricos, escovas e elixires adequados a cada paciente.

Para uma correta prevenção e manutenção, as visitas a esta especialidade devem ser regulares (no mínimo de 6 em 6 meses) e os cuidados diários aconselhados pelo médico devem ser seguidos. Estes cuidados incluem uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), o uso de fio dentário (pelo menos uma vez ao dia e preferencialmente à noite) e o recurso a elixires/colutórios.

Se apresentar sintomas como hemorragia ou dor nas gengivas durante a escovagem, mau hálito e sensibilidade constante, marque uma consulta.

A Higiene Oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, deve ser feita uma consulta de higiene oral de 6 em 6 meses de forma de forma a prevenir as principais causas da carie e doença periodontal.

Marcar Consulta