A Dentisteria Restauradora e Estética é a área da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie com perda da estrutura dentária, alterações de forma ou coloração do dente e resolução de fraturas, devolvendo deste modo a aparência original dos dentes do paciente e tratando da sua saúde dentária.
O seu principal objetivo é restabelecer a integridade anatómica e funcional das estruturas afetadas.
A cárie dentária é uma das doenças mais comuns da boca, afetando quase 90% da população. A cárie é provocada pela ação de bactérias e pode causar a destruição total ou parcial do dente.
A cárie dificulta a mastigação e altera a estética facial. Uma higiene oral inadequada e alimentação desequilibrada, rica em açúcares, são fatores de risco.
Parte inferior do formulário
A prevenção da cárie exige a escovagem dos dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta rica em flúor, alimentação saudável e consultas regulares no dentista.
O diagnóstico precoce das cáries permite reverter a situação, estimulando a remineralização e evitando a perda de dentes.
Os dentes com cáries dentárias têm de ser restaurados. A restauração pode ser feita com resinas compostas, que dão uma aparência natural ao dente.
Nos últimos anos, a dentisteria restauradora tem sofrido um desenvolvimento notável devido ao aparecimento de novas tecnologias e novos materiais dentários, os quais permitem aos médicos dentistas restaurar os dentes de forma conservadora com excelentes resultados estéticos.
- dentes com lesão de cárie
- tratamento de fraturas
- substituição de restaurações antigas danificadas e/ou infiltradas
- substituição de restaurações de amalgama inestéticas
- encerramento de espaços entre dentes (diastemas)
- alterações da morfologia e/ou posicionamento de dentário